A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) garantiu o primeiro e segundo lugares da 6ª. Maratona Universitária da Eficiência Energética, na categoria carro elétrico, realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, entre os dias 05 e 07 de novembro. A equipe competidora, formada por alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, da Computação, Mecânica, de Produção, de Controle e Automação e Elétrica, além do curso de Física, conseguiu quebrar o recorde e estabelecer um novo padrão entre os protótipos elétricos. A UNIFEI também obteve a 5ª. Colocação na categoria carro a gasolina.
Foram três dias de intensas disputas e muita criatividade. Entre as equipes participantes estavam 28 carros (12 a gasolina e 16 elétricos) representando 16 faculdades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, englobando cursos de engenharia, design, gestão ambiental, matemática e arquitetura.
Após conquistar o terceiro lugar em 2008, a equipe da UNIFEI apostou na tecnologia e equipou seus carros elétricos com motores utilizados em projetos aeroespaciais. O protótipo campeão percorreu 39,6km com a carga de uma bateria de moto (12V 4Ah). Em 2007, mesmo com a bateria mais forte (64Ah), o carro atingiu 29,9 km.
A equipe da Universidade de Santa Maria (RS) surpreendeu ao vencer com um carro a gasolina. Com a marca de 345,5 km/l, a instituição chegou perto do recorde da prova – 367km/l, registrado pela Unicamp, em 2007. Desde sua primeira participação na maratona a equipe Santa Maria sempre foi imbatível entre os protótipos elétricos, mas esse ano ela teve seus recordes superados pela equipe da UNIFEI.
A competição premiou as duas universidades que alcançaram o menor consumo energético, em cada categoria, com dois carros da Fiat Automóveis para uso didático, e os terceiros lugares com um conjunto de três motores da FPT. Criada em 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é atualmente uma das maiores competições do mundo voltada para a pesquisa em eficiência energética veicular.
A equipe contou com os patrocínios da Aerotron, Maxon Precision Motors e Treffer Technology, bem como o apoio da Fapepe, Fupai, Speaking, Reitoria, Institutos da UNIFEI e do professor Coordenador Técnico da Equipe de Projeto Especial Eco-Veículo da UNIFEI, José Hamilton Chaves Gorgulho.
”


