UNIFEI

Novos pró-reitores para as áreas de Pesquisa e Apoio à Permanência Estudantil

No último dia 30, foram nomeados e empossados os pró-reitores da PRAPE, professora Juliana Maria Sampaio Furlani, e da PRPI, professor Mikael Frank Rezende Junior.

 No dia 30 de outubro, foram nomeados e empossados os pró-reitores de Apoio à Permanência Estudantil, professora Juliana Maria Sampaio Furlani, e de Pesquisa e Inovação, professor Mikael Frank Rezende Junior, pelo reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Marcel Fernando da Costa Parentoni. O Conselho Universitário (CONSUNI) da UNIFEI já tinha aprovado, em sessão realizada no dia 1º de setembro, a criação das duas novas pró-reitorias.

 A PRAPE, consciente das novas demandas da comunidade acadêmica, terá como missão promover um ambiente mais acolhedor e diverso e atuar para mitigar problemas de evasão e reprovação, promovendo ações transversais com outras pró-reitorias e contemplando todos os estudantes com a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Com essa nova unidade, a UNIFEI deixa de ser a única universidade federal do país sem uma pró-reitoria exclusiva dedicada às questões estudantis, estabelecendo um marco histórico para a Universidade e alinhando-se à estrutura já consolidada em outras instituições federais de ensino superior.

 Já a criação da PRPI manifesta o amadurecimento institucional e a consolidação da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da inovação como pilares estratégicos e eleva a presença da comunidade acadêmica nas instâncias responsáveis por tais temas, reafirmando o compromisso da universidade com a excelência acadêmica, a inovação e o desenvolvimento social.

PRAPE

Vários docentes e servidores técnicos participaram do evento de nomeação da professora Juliana.

 Às 14 horas, no Auditório 1 do Instituto de Física e Química (IFQ), a professora Juliana Maria Sampaio Furlani foi empossada como titular da Pró-reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (PRAPE), na presença do reitor e das professoras Janaína Roberta dos Santos, vice-reitora, e Geise Ribeiro, diretora do IFQ, e do servidor técnico-administrativo Tiago Luiz Gonçalves, nomeado como pró-reitor adjunto. Também participaram do evento diversos professores, servidores técnicos e alunos da Universidade, além de convidados da Prefeitura, da Câmara Municipal e da comunidade itajubense.

O reitor assinou o termo de posse da professora Juliana como titular da PRAPE.

 Em sua fala, a pró-reitora disse que aceitou estra à frente da PRAPE como um desafio: “A PRAPE será um espaço político, administrativo e, sobretudo, humano, que tem como missão garantir o direito à permanência, à dignidade e à formação integral dos nossos estudantes. Sabemos que ingressar na universidade é apenas o primeiro passo, permanecer e concluir os estudos é o verdadeiro desafio”.

 Ela também ressaltou a importância do trabalho conjunto: “Entendemos que a permanência estudantil é indissociável das condições materiais e simbólicas da vida universitária. Por isso, nosso trabalho é coletivo: envolve todas as pró-reitorias, os campi, os centros acadêmicos, os sindicatos, os coletivos estudantis, e cada servidor e servidora que acreditam na universidade pública como espaço de equidade e transformação”.

O reitor e a vice-reitora com docentes e servidores técnicos que compõem a PRAPE.

 Em sua fala, o reitor, professor Marcel citou dados referentes ao Restaurante Uiversitário, informando que atualmente, são oferecidas de 1.500 a 1.800 refeições diárias na Universidade e que “o ato de alimentar tem que estar acima do valor de quanto custa para alimentar”.

 Ele disse que, com a criação da PRAPE, gostaria de deixar legados estruturantes para a UNIFEI e de “olhar para trás e ver que conseguiu desenvolver um trabalho importante”. Emocionado, ele enfatizou: “Os estudantes da UNIFEI serão mais bem assistidos a partir da criação da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil”.

 No campus de Itajubá, a PRAPE deverá funcionar junto à Biblioteca Mauá (BIM) e ter uma sala no Centro de Vivência e Serviços para atendimento aos alunos. Além da pró-reitora e do pró-reitor adjunto, ela conta com os seguintes servidores dos dois campi da UNIFEI: Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Maria Freire da Costa, Andreia Teixeira, Maria Isabel Silva de Morais, Márcia das Dores Evangelista, Tamirys Meirielle Marques, João Paulo Mendes Lima Antunes, Valéria Costa Santana, Adriano Ramos Job, Ana Amélia de Souza, Aparecida Paula Jácome dos Santos, Ana Carolina Sales Oliveira, Marcelino Incalado Marquez e Eder do Couto Tavares.

PRPI

O professor Mikael assinou o termo de posse como pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

 Às 16 horas, no mesmo auditório, aconteceu a posse do titular da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), professor Mikael Frank Rezende Junior, também com a presença do reitor, da vice-reitora, da diretora do IFQ, e do professor Hektor Sthenos Alves Monteiro, nomeado como pró-reitor adjunto, além de diversos docentes e servidores técnicos.

 Em seu discurso, o professor Mikael disse que a instituição da PRPI reflete um gesto de maturidade institucional e de coragem, por reafirmar que a produção de conhecimento é, e deve continuar sendo, o eixo estruturante da identidade universitária: “O gesto de criar esta pró-reitoria traduz, de forma inequívoca, a reafirmação do compromisso de fortalecer a pesquisa como um bem público, capaz de gerar desenvolvimento humano, social e tecnológico”.

Diversos docentes prestigiaram a posse do pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

 Ele disse que assumia a PRPI com a convicção de estar diante de um marco histórico na existência da UNIFEI e agradeceu pelo trabalho da comissão de estudo e de outros setores que contribuíram para a criação da nova pró-reitoria. O docente destacou o compromisso com o fortalecimento e o incentivo da pesquisa e da inovação nos dois campi da UNIFEI e a valorização de todas as pró-reitorias para assegurar o avanço institucional. “Teremos muitos desafios, problemas e lutas, mas o mais importante disso tudo é o legado que será deixado para a Universidade”, disse o pró-reitor.

Professores e servidores técnicos presentes na cerimônia de posse do titular da PRPI.

 Em sua fala, o reitor destacou que aquele “era um momento precioso para avançar e vencer barreiras” e que “deseja que, cada vez mais, o pesquisador tenha seu lugar reconhecido na Universidade”.

 Ao final da cerimônia, o reitor agradeceu o trabalho realizado pela professora Vanessa Barreto Silveira Carvalho à frente da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), da qual foi desmembrada a PRPI, e disse que, em breve, ela deverá ser exonerada de sua função como pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e ser nomeada como pró-reitora de Pós-graduação. “Muito sucesso, obrigado pela confiança. Vamos unir esforços para levar em frente os trabalhos propostos”, concluiu o reitor.

Rolar para cima
Acessar o conteúdo