Estágio de docência, estudo orientado e proficiência em língua estrangeira

Além do acompanhamento semestral do plano de trabalho, existem outras atividades curriculares importantes a serem cumpridas pelos alunos regulares dos programas de pós-graduação, como o Estágio de docência, o Estudo Orientado e a Proficiência em Língua Estrangeira. Abaixo, segue informações sobre a aplicabilidade, meios e prazos para o cumprimento de cada uma delas:


ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Atividade obrigatória somente aos alunos regulares bolsistas das agências de fomento,  regulamentado por meio da Portaria CAPES nº 76 de 2010. Para os cursos de mestrado, o estágio deve ser de 45h. Para os cursos de doutorado, a carga horária é de 90h. O modelo do relatório de estágio de docência está disponibilizado no link abaixo. Ele deve ser preenchido e enviado, no semestre em que o aluno realizar a atividade, exclusivamente como um anexo do formulário de acompanhamento semestral. Não deve ser enviado de maneira avulsa.

Clique aqui para fazer download do modelo de relatório de estágio de docência


ESTUDO ORIENTADO

Essa não é uma atividade obrigatória. É realizada em acordo entre o orientador e o aluno regular sob sua orientação. O modelo do relatório de estudo orientado está disponibilizado no link abaixo. Ele deve ser preenchido e enviado, no semestre em que o aluno realizar a atividade, exclusivamente como um anexo do formulário de acompanhamento semestral. Não deve ser enviado de maneira avulsa.

Clique aqui para fazer download do modelo de relatório de estudo orientado


PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

A proficiência em língua estrangeira é atividade obrigatória a todos os estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação stricto sensu da UNIFEI. O discente deve cumprir tal atividade por meio de Solicitação de Aproveitamento da pontuação que o interessado obteve em exames que têm a finalidade de atestar proficiência.

Essa solicitação deverá ser enviada, acompanhada do comprovante/resultado de sua proficiência, ao coordenador do programa de pós-graduação. O coordenador de curso é responsável pela análise de equivalência; conversão de nível/pontuação/nota e lançamento da nota de proficiência no histórico do discente solicitante.

A definição dos critérios para a obtenção da nota em proficiência é estabelecida pelos programas de pós-graduação da UNIFEI, por meio de resoluções e/ou regulamentos internos próprios.

Para que o lançamento da nota possa ocorrer, o discente interessado deverá ter se matriculado em Proficiência no período em que está sendo requerido o aproveitamento.